O híbrido DUNAMIS é resistente à cigarrinha das pastagens no mesmo nível da Marandu, e possui hábito de crescimento rasteiro, decumbente, com estolões que enraízam no solo semelhantes aos da Decumbens, o que facilita o manejo das pastagens.
Quando comparado ao Marandu, este híbrido apresenta crescimento inicial maior e mais vigoroso, sendo mais adaptado aos solos de baixa fertilidade (pH 4,8 X 5,5), solos arenosos e solos com alta declividade, propensos a erosão. Devido a alta capacidade de produzir estolões e muitos perfilhos, proporciona melhor cobertura das áreas formadas, antecipando o fechamento da pastagem e o início do pastoreio pelos animais. Em regiões mais secas, o DUNAMIS também apresenta desempenho superior ao do Marandu. Os teores de proteína bruta e digestibilidade do DUNAMIS são ligeiramente superiores aos do Marandu.
Outra característica relevante deste híbrido é a tolerância superior a períodos curtos de encharcamento do solo (15 a 30 dias), além disso, o DUNAMIS é tolerante a um dos principais fungos responsáveis pela morte súbita das Brachiarias (Rhizoctonia), o que pode ser benéfico em algumas regiões.
De forma geral, o DUNAMIS pode ser considerado um “MARANDU MELHORADO” ou uma “DECUMBENS MELHORADA”.
Confira a comparação dos atributos agronômicos da Decumbens e do Marandu