RS propõe calendário para vazio sanitário

O período do vazio sanitário, uniforme em todas as regiões do estado, está sugerido para ocorrer de 3 de julho a 30 de setembro de 2024

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, através do Departamento de Defesa Vegetal (DDV), envia proposta de calendário inovador para o vazio sanitário e a semeadura da soja ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As datas sugeridas visam otimizar a produção agrícola e minimizar impactos climáticos na safra 2024/2025.

O ofício apresenta um calendário de semeadura da soja segmentado em três setores: Sul-Sudoeste, Norte-Nordeste e Campos de Altitude. Para o Sul-Sudoeste, a proposta abrange o período de 1º de outubro de 2024 a 18 de janeiro de 2025 (110 dias); na região Norte-Nordeste, de 1º de outubro de 2024 a 28 de janeiro de 2025 (120 dias); e nos Campos de Altitude, a sugestão é de 1º de outubro de 2024 a 8 de janeiro de 2025 (100 dias).

O diretor do DDV, Ricardo Felicetti, destaca que a iniciativa visa superar desafios climáticos que têm afetado os calendários agrícolas no estado. A regionalização proposta busca criar condições ideais para o plantio da soja, promovendo uma resposta eficaz a eventos climáticos adversos.

Felicetti ressalta ainda que a regionalização do calendário terá impactos positivos na cultura do milho, uma vez que sua produção muitas vezes precede a da soja. O milho desempenha um papel estratégico na produção agropecuária gaúcha.

O período do vazio sanitário, uniforme em todas as regiões do estado, está sugerido para ocorrer de 3 de julho a 30 de setembro de 2024. Durante esse período, a presença de plantas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento é proibida, uma medida estratégica para controlar a ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

Fonte: AGROLINK – Aline Merladete

Compartilhar esse artigo

© 2023 Todos os Direitos Reservados a TV Milagro

× Como posso ajudar?